O que significa EPC no painel dos novos carros?

download

Trata-se de uma luz de alerta de defeito eletro-eletrônico nos veículos de diversas marcas, mais comum nos novos modelos da Volkswagen, indo desde populares até carros mais sofisticados, como o Golf, por exemplo.

No painel de instrumentos apresenta diversas luzes-espia e alguns fabricantes acabam por desenvolver dispositivos de diagnóstico. Assim, o EPC é feito para indicar falhas potencialmente graves no veículo, embora algumas delas até pareçam simples de resolver, apesar de que seu mau funcionamento possa vir a acarretar um grave acidente com lesões graves ou fatais nos ocupantes do carro e em terceiros. O Electronic Power Control ou EPC é um geralmente é associado com a eletrônica básica do veículo, que gerencia tanto a injeção eletrônica quanto itens básicos de segurança. Ela também atua sobre dispositivos periféricos, como cabos de vela, velas de ignição, bobinas e até na luz de freio.

Um dos casos mais comuns de acendimento da luz do EPC no painel dos carros é a queima da luz de freio. O item pode parecer bem simples de resolver, e na verdade é mesmo. Basta trocar a lâmpada para que o conjunto ótico traseiro volte a alertar os demais motoristas que o carro está freando. Assim, quando a luz de freio queima, o EPC entra em ação e o condutor é avisado que existe um defeito no carro. Como, de acordo com os mecânicos, é comum a queima de luz de freio, recomenda-se que em caso do acendimento do EPC, pare o veículo e verifique as luzes de freio, inclusive a auxiliar.

Mas, além dele, falhas ou defeitos no bico injetor, comutador da ignição, entre outros, acabam também por acionar o EPC. Verifique os cabos de velas e as velas do veículo para ver se encontra falhas visíveis. Caso não saiba ou não queira fazer, procure um mecânico e explique o acendimento do EPC com falha do motor. Peça para o mecânico testar esses componentes, em especial bobinas, comutador de ignição e o TBI. O descobrimento real da falha pode ser resolvido desde a aplicação de anti-oxidante até a substituição do componente, mas lembre-se, alguns itens são caros e por isso o diagnóstico não pode ter “achismos”, pois uma troca errada resulta em prejuízo para o dono.

O EPC é um item que aparece em várias marcas, tais como a WV, Hyundai, Chery, JAC e Audi. Os motivos para ativação do Electronic Power Control nesses carros é o mesmo em todas as marcas e modelos. Então, se você tem carros dessas marcas, fique em alerta se o EPC ativar.

Print

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>