Veja os carros mais vendidos no 1º semestre de 2019 por categoria

 

Fonte: G1
As vendas de veículos novos cresceram 12% no 1º semestre de 2019em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a federação dos concessionários, a Fenabrave.

Em comparação com o mesmo período de 2018, apenas 3 das 17 categorias têm novos líderes: veículos de entrada, SUVs e SW médio. Além disso, entre todos os segmentos, Fiat e Chevrolet ficaram empatadas com o maior número de primeiros colocados: 4 para cada.

Veja abaixo os campeões por categorias, de acordo com a classificação da Fenabrave.

Veículo de entrada

Renault Kwid Outsider — Foto: Divulgação/Renault

Renault Kwid Outsider — Foto: Divulgação/Renault

Por mudanças no método da Fenabrave, o Kwid assumiu a liderança na primeira categoria – o antigo líder, Ford Ka, passou a figurar entre os hatches pequenos, a seguir. Assim como há um ano, o Etios permanece no 5º lugar.

  1. Renault Kwid - 40.520 unidades
  2. Volkswagen Gol - 38.303
  3. Fiat Mobi - 26.375
  4. Fiat Uno – 9.572
  5. Toyota Etios HB – 8.959

Hatch pequeno

Chevrolet Onix Joy 2019 — Foto: Chevrolet/Divulgação

Chevrolet Onix Joy 2019 — Foto: Chevrolet/Divulgação

Mesmo com a entrada do Ka para o ranking, nada mudou no pódio, que permanece, respectivamente, com Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Este é o segmento com maior volume de vendas no país. O primeiro colocado, por sinal, lidera com muita folga: emplacou mais do que o dobro do vice-líder.

  1. Chevrolet Onix - 116.906 unidades
  2. Hyundai HB20 - 52.995
  3. Ford Ka - 50.646
  4. Fiat Argo – 36.211
  5. Volkswagen Polo – 32.025

Hatch médio

Chevrolet Cruze hatch — Foto: Divulgação

Chevrolet Cruze hatch — Foto: Divulgação

Cada vez mais em queda, os hatches médios tiveram apenas 0,48% do mercado no acumulado deste ano. Com o Golf agora sendo vendido em apenas uma configuração e o Focus com a produção encerrada, o Cruze manteve os números do ano passado e aguarda por uma reestilização, neste ano.

  1. Chevrolet Cruze - 2.716 unidades
  2. Volkswagen Golf – 979
  3. Ford Focus - 459
  4. Mercedes-Benz A250 – 336
  5. Volvo V40 – 241

Sedã pequeno

Chevrolet Prisma — Foto: Divulgação

Chevrolet Prisma — Foto: Divulgação

Mesmo prestes a ganhar uma geração totalmente nova, o Prisma vendeu mais do que no mesmo período do ano passado (quando emplacou 32.015 unidades). Ainda no ranking, o Etios Sedan deu lugar ao Renault Logan.

  1. Chevrolet Prisma – 40.846 unidades
  2. Ford Ka Sedan – 22.886
  3. Hyundai HB20S - 15.835
  4. Volkswagen Voyage – 15.368
  5. Renault Logan - 12.698

Sedã compacto

Volkswagen Virtus — Foto: Divulgação

Volkswagen Virtus — Foto: Divulgação

Aqui dois modelos foram substituídos em relação ao ano passado. O descontinuado New Fiesta deu lugar ao Yaris Sedan, que aparece na 2ª posição. O 5º lugar tem uma comparação ainda mais interessante: em 2018 era do Lifan 530, agora é do Chery Arrizo 5 – curiosamente, dois chineses.

  1. Volkswagen Virtus – 21.965 unidades
  2. Toyota Yaris Sedan – 14.751
  3. Honda City – 7.836
  4. Chevrolet Cobalt - 6.704
  5. Chery Arrizo 5 – 1.056

Sedã médio

Toyota Corolla — Foto: Marcelo Brandt/G1

Toyota Corolla — Foto: Marcelo Brandt/G1

Assim como no caso do Prisma, o Corolla está prestes a ganhar uma nova geração (com direito a uma versão híbrida flex), mas segue reinando na categoria. Com o Focus fora de linha, o Sentra assumiu seu lugar no ranking.

  1. Toyota Corolla – 26.084 unidades
  2. Honda Civic – 13.584
  3. Chevrolet Cruze – 8.979
  4. Volkswagen Jetta – 5.833
  5. Nissan Sentra – 1.457

Sedã grande

Novo BMW Série 3 — Foto: Marcelo Brandt/G1

Novo BMW Série 3 — Foto: Marcelo Brandt/G1

Mesmo com outras opções no mercado, a categoria de sedãs grandes tem na liderança apenas modelos alemães. Neste semestre, porém, nenhum Audi apareceu entre os 5 mais vendidos.

  1. BMW 320 – 772 unidades
  2. Volkswagen Passat – 668
  3. Mercedes-Benz Classe C - 497
  4. BMW 330I – 486
  5. Mercedes-Benz CLA 180 – 367

SUV

Jeep Renegade 2019 — Foto: Divulgação

Jeep Renegade 2019 — Foto: Divulgação

A Jeep conquistou uma dobradinha no ranking do primeiro semestre, com Renegade e Compass. Os demais modelos do top 5 são os mesmos do ano passado, apenas em ordens diferentes.

  1. Jeep Renegade – 33.048 unidades
  2. Jeep Compass – 28.033
  3. Nissan Kicks - 25.826
  4. Hyundai Creta – 24.247
  5. Honda HR-V - 23.696

Pick-up pequena

Fiat Strada  — Foto: Divulgação

Fiat Strada — Foto: Divulgação

Por aqui, absolutamente nada muda. A Strada, mesmo já veterana, tem números expressivamente superiores aos da concorrência. Um novo modelo substituirá a picape a partir do ano que vem.

  1. Fiat Strada – 36.273 unidades
  2. Volkswagen Saveiro – 18.986
  3. Chevrolet Montana - 6.407

Pick-up grande

Fiat Toro 2020 — Foto: Divulgação/Fiat

Fiat Toro 2020 — Foto: Divulgação/Fiat

Sem concorrentes diretos – apesar de isso já estar nos planos das outras marcas, a Toro acaba ficando posicionada entre as picapes médias. Por isso, o modelo segue com folga na liderança.

  1. Fiat Toro – 28.599 unidades
  2. Toyota Hilux – 19.810
  3. Chevrolet S10 – 14.114
  4. Ford Ranger - 9.740
  5. Volkswagen Amarok - 9.433

Furgões

Renault Master — Foto: Divulgação

Renault Master — Foto: Divulgação

Se no ano passado o Ducato perdeu força por estar desatualizado, em 2019 o modelo voltou ao jogo e ficou em 2º lugar – porém, ainda longe dos números do rival Master.

  1. Renault Master – 4.308 unidades
  2. Fiat Ducato – 2.319
  3. Volkswagen Express: 1.551
  4. Hyundai HR – 1.262
  5. Kia K2500 – 1.208

Furgões pequenos

Fiat Fiorino — Foto: Divulgação

Fiat Fiorino — Foto: Divulgação

O furgão da Fiat pode vender muito mais do que os rivais, que são maiores, mas isso não significa que a Peugeot Citroën não esteja comemorando o sucesso de Partner e Berlingo no Brasil. O Kangoo não aparece mais.

  1. Fiat Fiorino – 7.554 unidades
  2. Peugeot Partner – 982
  3. Citroën Berlingo – 216

SW médio

Fiat Weekend — Foto: Divulgação/Fiat

Fiat Weekend — Foto: Divulgação/Fiat

Com números próximos, a Weekend ultrapassou a Space Fox, que era líder no ano passado.

  1. Fiat Weekend – 1.875 unidades
  2. Volkswagen Space Fox - 1.636

SW grande

Volkswagen Golf Variant 2018 — Foto: Divulgação

Volkswagen Golf Variant 2018 — Foto: Divulgação

Números cada vez menores e a quantidade cada vez mais escassa de integrantes mostram que as peruas estão morrendo no Brasil. A Golf Variant, por exemplo, lidera no segmento mesmo já não sendo mais vendida no Brasil desde fevereiro.

  1. Volkswagen Golf Variant - 112 unidades
  2. Volvo V60 – 54
  3. Audi RS4 – 32

Monocab

Honda Fit — Foto: Celso Tavares/G1

Honda Fit — Foto: Celso Tavares/G1

O Fit mantém estáveis seus números por não possuir um rival direto. O modelo é estranhamente colocado ao lado dos furgões Doblò e Kangoo.

  1. Honda Fit – 13.193 unidades
  2. Fiat Doblò – 2.395
  3. Renault Kangoo – 13

Grandcab

Chevrolet Spin Premier — Foto: Divulgação/Chevrolet

Chevrolet Spin Premier — Foto: Divulgação/Chevrolet

Assim como as peruas, as minivans também desapareceram do mercado brasileiro – e a Spin comemora isso com bons números de vendas. O C4 Picasso não está mais à venda no Brasil.

  1. Chevrolet Spin – 13.273 unidades
  2. Kia Carnival - 104
  3. Citroën C4 Picasso – 39

Sports

Ford Mustang GT 2019 — Foto: Divulgação/Ford

Ford Mustang GT 2019 — Foto: Divulgação/Ford

As mudanças visuais e mecânicas trouxeram o Camaro de volta ao ranking, mas não foram suficientes para ele alcançar o Mustang, que vendeu mais do que o dobro no primeiro semestre de 2019. Em relação ao ano passado, o Audi TT deixou de aparecer entre os 5.

  1. Ford Mustang – 213 unidades
  2. Porsche 718 Boxster - 144
  3. Porsche 911 – 92
  4. Chevrolet Camaro – 87
  5. Porsche 718 Cayman – 65
Print

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>